A pesquisa realizada mensalmente pelo Sindicato dos Policiais Civis, Penitenciários e Servidores da Justiça e Cidadania – Sinpoljuspi mostra que o número de homicídios dolosos praticados em outubro no Estado do Piauí aumentou 78,57% em relação ao mês de setembro. Em Teresina houve uma redução de 27,27% em relação ao mês anterior, já no interior do Estado houve um aumento de 466,66%, um número considerado alarmante.
No total, 25 pessoas morreram destas, 17 foram mortas no interior do Estado e oito delas em Teresina. Na zona norte aconteceu duas mortes e na zona sul teve duas. Um fator agravante foi que no mês passado a zona sudeste foi a mais violenta e na zona leste não ocorreu nenhum homicídio, porém o mês de outubro foi diferente onde na zona leste foram praticados três homicídios dolosos e na zona sudeste ocorreu um.
A maioria das vitimas tinha entre 22 e 45 anos. 15 dos homicídios foram praticados com armas de fogo, quatro deles com armas brancas, dois por espancamento e quatro deles foram com outros tipos de instrumentos. Pela primeira vez a pesquisa realizada pelo Sinpoljuspi aponta que 20% das vitimas são do sexo feminino. Ou seja, em outubro cinco dos 25 assassinatos tiveram como vitimas mulheres. Três donas de casa, uma aposentada e uma cujo nome e profissão não foram ainda identificados.
A maioria dos assassinatos praticados em outubro, 32% estão em investigação. Cerca de 16% foi por rixa ou vingança, 16% crime passional, 8% latrocínio, 8% tentativa de assalto, 4% gangues e drogas, 4% confronto com bandido, 4% em ação policial e 4% foram praticados por engano.
Fonte: Ascom Sinpoljuspi