18 de dezembro de 2007

Tererê pede que Ministério Público investigue prefeito

O deputado Deusimar Brito-Tererê (PSDB) esteve na tribuna nessa segunda-feira (17/12), no horário do grande expediente, para pedir que o Ministério Público do Estado investigue várias denúncias contra a administração do prefeito de Parnaíba, José Hamilton, acusado de inúmeras irregularidades em obras em andamento no município.

Segundo Tererê, foi constatado – comprovado com fotos - de uma obra que está em andamento, com 80% da construção já concluída e a licitação ainda se encontra em andamento, inclusive a abertura dos envelopes com as propostas das empresas que tentam ganhar a concorrência e executar o serviço.

Tererê afirmou que a cidade de Parnaíba está abandonada. Ele lembrou que esteve em julho na tribuna da Assembléia pedindo melhorias na rede elétrica do bairro Estrela em Parnaíba, para beneficiar cerca de 300 pessoas. O deputado disse que o pedido foi atendido, no entanto, esse atendimento foi feito de forma obscura e perigosa.

O deputado Tererê chamou a atenção do Ministério Público e da União para tomar a frente das denúncias e não deixar esses administradores tratarem os recursos públicos como se fossem de seu patrimônio pessoal.

O deputado Marden Menezes, em aparte, disse que as denúncias devem ser apuradas, considerando que há um processo licitatório em andamento, mas, estranhamente, já há uma empresa executando a obra.

Segundo Marden, agora que o Ministério Público foi acionado deve ser feita uma apuração das denúncias e sobre a manchete de jornal local da execução de obras feita pelas prefeituras e não licitadas.

O deputado Nerinho (PTB), também em aparte, disse que nas cidades de Picos e Parnaíba ocorrem à mesma irregularidade. Nerinho citou o andamento da obra da martenidade e que a concorrência estava para ser realizada no último dia 10, no entanto, as paredes da referida Casa de Saúde já estavam levantadas. Após ter acionado o MPE, houve mudança na licitação.

O deputado Nerinho disse que o papel do parlamentar é fazer as denúncias, não porque é oposição, mas deve ser levado ao conhecimento dos órgãos competentes na constatação e correção dos erros.

Matéria: 45 graus
Foto: Gilson Brito