Como havia anunciado Gustavo Kuerten, o Guga, fez sua última temporada como tenista profissional No Brasil Open na Costa do Sauípe, Bahia. O atleta se despediu, perto do calor da torcida brasileira. Guga teve enorme importância para o esporte brasileiro, conseguindo ser o melhor do mundo e se consagrando como um dos esportistas mais bem sucedidos da história do país.Quando surgiu, em 1997, conquistando o tradicional torneio de Roland Garros, o tenista de jogo agressivo e muita simpatia, agradou ao mundo e aos brasileiros com sua humildade. Pena que ele não pode escolher quando parar, sua despedida foi forçada por causa das lesões. Porém fez muito pelo país e seu nome está marcado na história do tênis nacional e mundial.
O fato mais triste nessa história da aposentadoria do tenista, é que ele sai do tênis como ele entrou. O tênis no Brasil continua o mesmo, não mudou nada. Agora é esperar que venham mais Gugas, e principalmente, que venha a estrutura para que esses ídolos possam mudar essa realidade triste do tênis nacional.
Matéria: Georgeano Oliveira