21 de março de 2008

Dia Mundial das Florestas















Florestas são extensos conjuntos de árvores. Existem vários tipos de floresta, para cada tipo de clima.

As florestas temperadas são mais abertas e têm árvores de menor porte. Perdem suas folhas no inverno, e são chamadas de florestas de folhas caducas ou caducifólias. Essa vegetação, já bastante destruída pelo ser humano, chegou a cobrir quase todo o leste da Ásia, a Europa ocidental, o leste e o nordeste da América do Norte.

As florestas boreais ou de coníferas são características de clima frio e se concentram no hemisfério norte, onde ocupam o norte e o oeste da Rússia, a Escandinávia e o Canadá. Também conhecidas como taiga, compõem-se de uma única espécie de árvore: o pinheiro, cujas folhas, pequenas e grossas, estão adaptadas ao frio e podem resistir às tempestades de neve e às baixas temperaturas. Seus frutos, as pinhas, têm o formato de um cone. No Brasil, os pinheiros já recobriram grandes áreas da região Sul, onde formavam a mata de araucária, bastante destruída pelo ser humano. No passado, essa mata ocupou uma área equivalente a cem mil km2. As árvores, que chegavam a alcançar até trinta metros de altura, foram derrubadas para dar lugar às plantações de milho e de trigo.

As florestas tropicais são o principal centro de diversidade mundial. Estão diminuindo no Brasil, que só perde para a China no item "desmatamento". Sem elas, muitas espécies da fauna e da flora desaparecerão. Essa devastação ambiental deve-se ao fato de o ser humano desejar abrir fronteiras agrícolas, criar áreas de pastagem, ou até manter o comércio de peles de animais selvagens.

A floresta tropical Amazônica apresenta duas características básicas não é homogênea, concentra uma grande variedade de espécies e é latifoliada, ou seja, suas folhas largas permanecem verdes o ano todo. Grande produtora de látex no passado, hoje é considerada a maior vitrine de espécies vivas do planeta. Possui trinta mil tipos de plantas, 2.500 variedades de árvores e uma grande diversidade de animais - 17% de todas as espécies de aves e 10% dos anfíbios e mamíferos existentes no mundo pertencem à fauna brasileira.

Os mangues são florestas tropicais litorâneas de água salobra, localizadas perto de estuários e baías. São ambientes de beira-mar, muito quentes, em que a temperatura média gira em torno de 27 oC. Úmidos e bem iluminados, os mangues têm solo lodoso, salino e pobre em oxigênio. Compõem um ecossistema intermediário que liga o ambiente terrestre ao marinho. Distribuem-se, no Brasil, entre o Amapá, na região Norte, e Santa Catarina, na região Sul. Algumas das principais áreas de mangue ameaçadas pela ocupação urbana são: Recife, em Pernambuco, e Santos, no estado de São Paulo.

A mata Atlântica é a floresta tropical mais ameaçada de extinção deste século, mesmo protegida por lei como Unidade de Conservação. Tem cerca de 25 mil espécies vegetais e quase duzentas mil espécies vivas entre vegetais e animais. Na Europa, uma floresta temperada tem cerca de dez espécies por hectare, enquanto a mata Atlântica tem 150 espécies por hectare, razão pela qual é considerada a floresta mais diversificada do planeta.

No início do século XXI, verificou-se que sua área total estava praticamente destruída devido à ação humana: loteamentos clandestinos, pólos industriais, agricultura não-sustentável e turismo predatório. É preciso que, o ser humano tome consciência de estar destruindo o seu próprio planeta e, sobretudo, a si mesmo. Resta a esperança de que futuramente haja leis mais rígidas para coibir os abusos contra a natureza, para que as matas recuperem seu equilíbrio e continuem a oferecer sua biodiversidade aos seres humanos.