3 de março de 2008

Maurício Pestana lança cartilha sobre anemia falciforme

Obra, que tem lançamento marcado para 14 de março, na Igreja Nossa Senhora Achiropita, visa orientar e conscientizar a população sobre a gravidade da doença

O cartunista Maurício Pestana lança, em parceria com a Pastoral Afro da Igreja Nossa Senhora Achiropita — que está completando 20 anos de atividades — cartilha sobre anemia falciforme, visando conscientizar as pessoas e chamar a atenção das autoridades públicas sobre a gravidade da doença. Estima-se que no Brasil três a cada 100 pessoas são portadoras de traço da anemia falciforme, que até hoje não tem cura conhecida.

Enfermidade hereditária mais comum em todo o mundo, a anemia falciforme é causada por uma deformação na membrana dos glóbulos vermelhos do sangue, e afeta principalmente afros-decententes. Em vez de receberem de seus pais os genes para a hemoglobina A, como a maioria das pessoas, os pacientes dessa doença receberam os genes para uma hemoglobina conhecida como S. Quando essas pessoas são submetidas a estresse, má alimentação ou qualquer outro agente que diminua a circulação de oxigênio no sangue, a hemoglobina S deixa de ter um formato redondo e passa a ter formato de meia lua. Com isso, fica mais rígida e tem dificuldade para passar pelos vasos sangüíneos. A aglomeração de glóbulos dificulta a circulação de sangue, impedindo que o oxigênio chegue a tecidos e órgãos. O primeiro sinal da crise é dor intensa. Depois, vem a palidez, pois o organismo passa a tentar destruir os glóbulos vermelhos, causando a anemia. Mais fraco, o organismo fica vulnerável a vírus e bactérias. Deixado sem cuidados, o tecido pode necrosar e morrer. Se o aglomerado de glóbulos ocorrer no cérebro, pode haver um acidente vascular fatal.

A prevenção da doença se dá na triagem neonatal, popularmente chamada de teste do pezinho, realizada nas maternidades até 48 horas após o nascimento da criança. Infelizmente, apesar de obrigatório por Lei, o teste nem sempre é realizado, dificultando o tratamento.

O lançamento da cartilha de Maurício Pestana acontece em 14 de março, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora Achiropita / Casa Dom Orione - Rua 13 de maio, 430 – Bela Vista, em São Paulo.