21 de março de 2008

Por um acesso sem barreiras

DEU NO BLOG FOLHA DE BATALHA
Everardo Torres - www.folhadebatalha.blogspot.com

O acesso ao interior dos edifícios públicos são muitas vezes pensados no cidadão comum não portador de qualquer incapacidade física. Muitas vezes os edifícios são construídos com rampas com um grau de inclinação tão elevado que o seu uso só por si resulta verdadeiramente perigoso para qualquer pessoa com incapacidade motora.

Leis têm sido criadas para a garantia desses direitos, o que já é um grande passo. Mas, apesar delas, muitas das vezes nós excluímos as pessoas que consideramos diferentes.

Se desejamos realmente uma sociedade democrática, devemos criar uma nova ordem social, pela qual todos sejam incluídos no universo dos direitos e deveres. Para isso, é preciso saber como vivem as pessoas com deficiência, conhecer suas expectativas, necessidades e alternativas.

Os prédios de uso público devem oferecer acesso adequado aos portadores de deficiência. Além da rampa de acesso, com degraus e parapeito, é indispensável o guarda-copo acessível, sempre que o desnível for inferior a 35cm (trinta e cinco centímetros).

Será que pensaram nesses excluídos ao reformar o prédio da Prefeitura Municipal de Batalha...? Por falar em reforma, quando é mesmo que termina esse serviço..? Ou reformazinha demorada gente!