A região sul do estado vai receber benefícios de uma parceria que promete render grandes resultados. A Brasil Ecodiesel e o Tribunal de Justiça do Piauí estarão levando cidadania aos moradores dos municípios de Canto do Buriti, Alvorada do Gurgueia, Elizeu Martins e Colônia do Gurgueia. O convênio foi firmado oficialmente nesta segunda-feira (24/03), entre Júlio Martinez, representando a Brasil Ecodiesel e o Desembargador Edvaldo Moura – Presidente do TJ-PI.O convênio visa levar o Justiça Itinerante ao Projeto Santa Clara, atendendo também outros municípios da região sul do estado.
O Justiça Itinerante vai atender os municípios de Canto do Buriti, Alvorada do Gurguéia, Elizeu Martins e Colônia do Gurguéia tendo como ponto de apoio o Projeto Santa Clara. Através desta parceria, moradores do projeto e região receberão gratuitamente serviços como casamento comunitário, registro de nascimento, separação judicial, registro de óbito, e variados serviços de documentação como, por exemplo, identidade.
Paralelamente ao Justiça Itinerante, a coordenação social do Projeto Santa Clara estará promovendo em parceria com o Sebrae diversos cursos, uma forma capacitar os parceiros rurais para obter uma renda extra. Serão ministrados os seguintes cursos: Design de Biojóias, Panificação, Bordado com pedrarias, Confecção de bonecas, cabeleireiro, Customização de sandálias, Biscuit, Fabricação de sorvete, Reaproveitamento de garrafas pet, Confecção de bolsas, Confecção de bolsas e Bolos confeitados e salgados.
O Projeto Santa Clara trabalha com a produção de mamona para produção do biodiesel, atrelado ao trabalho de responsabilidade social. A mantenedora do projeto é a Brasil Ecodiesel. A Semana da Cidadania do Projeto Santa Clara acontece de 31 de março a 04 de abril. A solenidade de abertura oficial acontecerá no dia 31 em Canto do Buriti.