A avicultura familiar tem mudado a realidade de muitas famílias piauienses, que antes se dedicavam apenas à agricultura e hoje têm na atividade uma fonte complementar de renda.
Prova disso, foram os resultados alcançados pelos avicultores dos municípios de Nossa Senhora de Nazaré, Teresina e São Pedro do Piauí, que são atendidos pelo Projeto de Avicultura do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.
Ao todo são cinqüenta e um avicultores, sendo vinte e cinco de Nossa Senhora de Nazaré, quatorze de São Pedro do Piauí e doze de Teresina.
No começo deste mês, esses produtores venderam 640 aves ao preço de R$ 13,50 cada, num valor total de R$ 8.640,00.
As aves comercializadas tinham idade média de três meses com peso chegando a 1,8 quilos, sendo criadas em regime semi-intensivo e com acompanhamento técnico especializado.
O Projeto de Avicultura do Sebrae no Piauí também atende avicultores em mais sete municípios do Estado: Campo Maior, Jatobá do Piauí, Guadalupe, Arraial, Santa Rosa do Piauí, Cajazeiras do Piauí e Vera Mendes.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, o Piauí possui um plantel de mais de dez milhões de aves, entre caipiras e frangos.