Na noite dessa terça-feira (29/04) foi aberta ao público a exposição “O Compadre de Ogun” do artista Carybé, que está sendo realizada no pátio do auditório José Camilo da Silveira do Campus Ministro Reis Veloso da Universidade Federal do Piauí.
A exposição ficará aberta à visitação das 8h às 21h, de 29/04 a 03/05, mostrando 31 serigrafias que foram realizadas pela Lithos, a partir das aquarelas criadas para a abertura do especial realizado pela TV Globo, na primeira versão, para o “O compadre de Ogun”, assinadas e numeradas por Carybé em 1997.
Carybé
Hector Julio Páride de Bernabó, conhecido como Carybé (1911-1997), argentino de nascimento e brasileiro por adoção, naturalizou-se em 1957. Desenhista, pintor, escultor, apaixonado pela cultura brasileira, identificou-se com a Bahia, onde absorveu e traduziu em artes as personagens vivenciadas, que ilustram as histórias de Gabriel García Márquez e Rubem Braga. Com Jorge Amado, ficou mais conhecido nas obras: Sumiço da santa, Tenda dos Milagres, Tereza Batista cansada de guerra e Pastores da Noite.
Matéria e Foto: Gilson Brito