O município de Parnaíba vai sediar uma homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos, aos seus 50 anos de morte com uma apresentação do projeto Sonora Brasil que traz a música para o palco através do duo Marcus Llerena, violonista, e a solista soprano Rosenete Eberhardt, apresentando um concerto de música para voz e violão levando repertório com peças da suíte popular brasileira, estudos e prelúdios.
O show acontece no auditório do Sesi no dia 5 de setembro às 20 horas e a entrada é um quilo de alimento não perecível. Além do show o projeto também vai realizar dias 05; 12; 19 e 26/09 outras ações como: audições por meio de recitais nas escolas com os alunos da AMAOCP e a Orquestra SESC de Câmara da Parnaíba, com projeção do Vídeo Documentário “Villa-Lobos – uma vida de paixão”, que trata sobre sua vida e obra.
Heitor Villa-Lobos é considerado um dos mais prestigiados nomes da música erudita no país, por unir música com sons naturais. A influência de sonoridades mais populares está presente em canções tais como: Na Paz de Outono ou em Jardim Fanado, por exemplo, cujos ritmos teriam servido de inspiração, para composições da Bossa Nova.
O grupo que vai homenagear Villa- Lobos , o Duo Eberhardt-Llerena, realizou a primeira turnê em 2006, por cinco países da Europa e intensificando a produção de CDs, lançando os títulos ”Serenata Brasileira” e “Tempo de Natal“. Participam regularmente de importantes séries de concertos e festivais no Brasil e no exterior. Canções líricas, serestas e peças para solo em violão compõem o programa. O repertório selecionado busca sintetizar a obra de Villa-Lobos a partir de peças menos executadas para o público como, por exemplo, os Estudos para violão, compostos em 1929, em Paris, e os Prelúdios, escritos aos 31 anos.
Matéria: Francisco Brandão