7 de outubro de 2008

CEFET-PI recebe visita de especialistas canadenses


Especialistas canadenses iniciam nesta quarta, dia 8, visita técnica ao Vestindo a Cidadania, um dos projetos Mulheres Mil, realizado, no Piauí, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). Michael Maynard, reitor acadêmico e especialista em artes gráficas, e Ellen Woolave, que atua na área de customização de roupas, são da instituição canadense New Brunswick College of Craft & Design.

Durante a visita, os canadenses apresentarão experiências de sistema de acesso e inserção no mundo trabalho, adotadas pelas instituições canadenses para promover a inclusão dos desfavorecidos. O propósito é que os processos possam ser aplicados pelos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), que estão desenvolvendo o Mulheres Mil. Ao fim das visitas, será elaborado um plano de trabalho para as próximas ações de cooperação.

O Projeto Mulheres Mil é implementado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), em cooperação com o governo do Canadá, para oferecer formação profissional e tecnológica a mil mulheres desfavorecidas, das regiões Norte e Nordeste. Os cursos são oferecidos de acordo com a vocação econômica de cada região.

No Piauí, o projeto beneficiará 60 mulheres da Vila Verde Lar, localizada na zona leste de Teresina, com a oferta de formação profissional na área de moda e confecção.

A seleção das beneficiadas se deu através de uma avaliação sócio-econômica das moradoras da Vila e da aplicação da técnica de Avaliação e Reconhecimento da Aprendizagem Prévia (ARAP), metodologia repassada pelos Colleges canadenses.

Para o Vestindo a Cidadania, foi destinado um amplo espaço na Unidade de Ensino Descentralizado de Teresina, integrante do CEFET-PI, onde estão sendo ministradas, por docentes da Instituição, aulas teóricas e práticas, planejadas para serem desenvolvidas em módulos durante o período de oito meses letivos.