13 de dezembro de 2008

Ministro anuncia projetos e estádio olímpico para Parnaíba


O ministro dos Esportes, Orlando Silva, anunciou nessa quinta-feira, 11, no Palácio de Karnak, uma série de projetos que serão desenvolvidos no Piauí. Entre as principais ações está a liberação de recurso para elaboração do projeto do estádio olímpico em Parnaíba, equipado para prática de todas as modalidades esportivas. “Com esse estádio olímpico, o Piauí terá condições de abrigar grandes eventos internacionais”, comenta.

Estimado em R$ 50 milhões, o prefeito José Hamilton, de Parnaíba, disse que esse é um momento de comemoração, pois esse estádio olímpico pronto, para receber e hospedar atletas, com quadras e campos e tudo que faz parte de um complexo. O prefeito explicou que vai abrir licitação para empresas se habilitarem a desenvolver o projeto.

Com a construção desse estádio olímpico, o governador Wellington Dias declarou que essa obra faz parte de um projeto que possibilita o Piauí abrigar uma seleção que vem ao Brasil participar da Copa de 2014. Segundo o governador, pelas regras da FIFA, Fortaleza, Salvador e Recife são as três cidades nordestinas que podem sediar os jogos e como todas as seleções vêm ao país com antecedência para um período de adaptação e treinos, com este estádio, o Piauí está em condições de sediar equipes.

Em Teresina, o ministro falou da importância da prática de esporte e destacou também o projeto de criação de um centro de um núcleo de base de alto atendimento para o judô, que pode receber o nome da atleta Sarah Menezes, que aprovou o projeto e argumentou que esse núcleo vai revelar talentos no esporte do Piauí.

Em parceria com a Fundação do Esportes do Piauí (Fundespi), o ministro anunciou ainda a construção de estádio em Ipiranga, no valor de R$ 150 mil, construção de estádio de futebol em Colônia do Piauí e investimentos nas cidades de Santa Luz, Sigefredo Pacheco, São Raimundo Nonato, Ribeiro Gonçalves, João Costa e Eliseu Martins.

O ministro trouxe informações sobre a Praça da Juventude, que prevê uma área equipada com equipamentos de recreação e lazer. A primeira Praça da Juventude será construída em Oeiras e o presidente Lula, segundo o ministro, espera ver esse projeto em várias cidades do Brasil. “É um espaço para que a juventude e a comunidade em geral possam ocupar com atividades esportivas e de lazer”, afirma.

O ministro Orlando Silva falou ainda do Programa Segundo Tempo, que atende no Piauí 5.600 crianças. É um programa que atua em harmonia com a educação, pois a criança e o jovem é atendido pelo projeto no horário livre.

O ministro está empenhado na organização da Copa 2014 e todo esforço é necessário para mostrar não somente um Brasil de belezas naturais, mas um país competente na organização de eventos internacionais.

Durante a solenidade, o governador Wellington Dias anunciou que o estádio Albertão está sendo reformado e deve ser entregue em fevereiro de 2009.