29 de janeiro de 2009

PF divulga nota sobre caso Cocal; José Monção é preso


A operação Harpia foi deflagrada pela PF. Além do ex-prefeito, um assessor foi preso e mandados cumpridos.

A Polícia Federal disse que não dará maiores informações sobre a prisão do ex-prefeito de Cocal, José Maria Monção, pois a investigação corre em segredo de Justiça. Mas, divulgaram nota a respeito da operação que denominaram de “Harpia”.

Na nota, assinada pelo superintendente regional, em exercício, delegado Nelson Estevam, disse que duas prisões foram efetivadas: a do ex-prefeito José Monção e de um assessor, Francisco Tadeu. Os dois estão sendo ouvidos pelo delegado Alexandre Uchôa em Cocal e serão transferidos para a sede da PF em Teresina.

Além das prisões, sete domicílio foram vasculhadas em busca de documentos, com mandados de apreensão expedidos pelo desembargador federal, Mário César Ribeiro, do Tribunal Regional Federal, da 1ª Região. As prisões são referentes a desvios de verbas públicas na área da Educação.

Veja nota na íntegra:

“Nesta manhã 29 do 01, a Polícia Federal deflagrou a operação “HARPIA”, cujo cenário foi a sede do município de cocal na região norte do estado. Essa operação consistiu nas realizações de buscas em sete endereços diferentes, naquele município de cocal, além das efetivações das seguintes prisões:

1 - Prisão preventiva do ex-prefeito de cocal – Jose Maria monção
2 - Prisão temporária do ex-assessor do ex-prefeito – Francisco Tadeu

Registra-se ainda que as diligencias acima descritas estão relacionadas a uma apuração criminal sobre desvio de verbas públicas da área da educação sobre a qual se decretou segredo de justiça. As buscas domiciliares e as prisões (preventiva e temporária) dos alvos acima nomeados foram autorizadas pelo desembargador federal, Mário César Ribeiro, do Tribunal Regional Federal, da 1ª Região.

Os dois presos foram conduzidos para esta capital, onde deverão permanecer custodiados a disposição da autoridade judiciária acima referida.

Teresina Piauí, 29 de janeiro de 2009

Nelson Estevam de Andrade
Delegado regional de Combate ao Crime Organizado
(em exercício no cargo de superintendência regional)”.

Matéria: Cidade Verde
Foto: Gilson Brito