A instalação de uma unidade da empresa Ecocity Brasil em Ilha Grande, litoral do Piauí, será debatida em audiência pública no município, aprovada ontem pela plenário da Assembleia Legislativa do Piauí.
De acordo com o proponente, o deputado João de Deus, é preciso que a população das comunidades circunvizinhas ao projeto seja ouvida. A audiência será realizada no dia 10 de julho, na comunidade Pedra do Sal, em Parnaíba.
O empreendimento é de responsabilidade da Empresa Ecocity Brasil, de origem espanhola. Ao todo, deverão ser construídos um resort com 240 chalés, um hotel escola e um polo cultural, de acordo com o projeto apresentado à Secretaria Estadual de Turismo. O projeto já foi apresentado também à Secretaria do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba e Ibama. Para a viabilização do empreendimento, é necessário, além do investimento aprovado, que o governo melhore a infraestrutura local, desde a recuperação de estradas a reforço energético e regularização do abastecimento de água potável.
De acordo com o deputado João de Deus, é preciso que sejam discutidos os impactos social e ambiental que podem ser causados pela instalação da Ecocity em Ilha Grande. Ainda segundo o parlamentar, a ideia não é boicotar o empreendimento, mas saber se ele está adequado a uma política de desenvolvimento sustentável.
Serão convidados para a audiência os secretários estaduais de Meio Ambiente, Dalton Macambira, e de Turismo, Sílvio Leite, o prefeito municipal de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, a prefeita de Ilha Grande, Joana D’Arc Ribeiro, além de representantes do Ibama e dos ministérios públicos Federal e Estadual.
Sistema ODia