
De acordo com o proponente, o deputado João de Deus, é preciso que a população das comunidades circunvizinhas ao projeto seja ouvida. A audiência será realizada no dia 10 de julho, na comunidade Pedra do Sal, em Parnaíba.
O empreendimento é de responsabilidade da Empresa Ecocity Brasil, de origem espanhola. Ao todo, deverão ser construídos um resort com 240 chalés, um hotel escola e um polo cultural, de acordo com o projeto apresentado à Secretaria Estadual de Turismo. O projeto já foi apresentado também à Secretaria do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba e Ibama. Para a viabilização do empreendimento, é necessário, além do investimento aprovado, que o governo melhore a infraestrutura local, desde a recuperação de estradas a reforço energético e regularização do abastecimento de água potável.
De acordo com o deputado João de Deus, é preciso que sejam discutidos os impactos social e ambiental que podem ser causados pela instalação da Ecocity em Ilha Grande. Ainda segundo o parlamentar, a ideia não é boicotar o empreendimento, mas saber se ele está adequado a uma política de desenvolvimento sustentável.
Serão convidados para a audiência os secretários estaduais de Meio Ambiente, Dalton Macambira, e de Turismo, Sílvio Leite, o prefeito municipal de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, a prefeita de Ilha Grande, Joana D’Arc Ribeiro, além de representantes do Ibama e dos ministérios públicos Federal e Estadual.
Sistema ODia