Artigo de autoria do Jornalista Jânio Pinheiro de Holanda
Nós, piauienses estamos acostumados - pra não dizer calejados - de ouvir chacotas de forasteiros e embusteiros de outros Estados da federação que, de quando em vez, aparecem na tela de televisão para denegrir a imagem do Piauí. Salvo engano, parece-me que o último exemplo foi proporrcionado pelo sujeito que dirige ou dirigia a multinacional Phillips. No entanto, pessoas desta natureza falam da boca pra fora e sem conhecimento de causa.
Pois bem, pela primeira vez, estive e pude presenciar a ostentação, a qualidade e a organização do Festival de Inverno realizado entre os dias 11 e 14 de junho, na cidade de Pedro II. Não sei se as maravilhas impostas pela natureza já contribuem para o sucesso do evento. Porém, a alegria e o esplendor estampados no semblante das milhares de pessoas que circulam na cidade durante o festival traduz a realeza positiva que aquilo representa para o engrandecimento do nosso Estado.
Meu Deus! Eu que achava que só tinha coisa bonita no Rio de Janeiro, na Bahia, em Recife...Também pudera. Diariamente a televisão de maior audiência do país só mostra os festivais destes Estados: é galo da madrugada, em Recife; são os batuques dos trios elétricos e do olundum soltando ecos nas ruas de Salvador, ou mesmo o carnaval do Rio de Janeiro. Tudo isso por causa de interesses escusos, pois o que temos no Piauí, principalmente o Festival de Inverno de Pedro II, é de saltar os olhos de qualquer ser humano. Mas cadê a divulgação em nível nacional? O que está faltando?
Lá, observei os patrocinadores e não constatei sequer uma marca de cerveja, cujas empresas investem maciçamente nesse tipo de evento. Mas, isso não quer dizer que o brilho do festival foi ofuscado. No entanto, a intenção é apenas sugerir aos organizadores que a amplitude deste magnífico evento deva ser observada já de olho na imensidão de seu crescimento. Diz um ditado que: “Quem pensa grande realiza grande”. Portanto, este é o princípio.
O Festival de Inverno de Pedro II é uma das maiores apostas de quem acredita no potencial turístico do Piauí. O clima agradável da cidade serrana, seu povo acolhedor e grandes nomes da música nacional (e por que não internacional ?) garantem o sucesso do festival.
Fiquei maravilhado!