16 de junho de 2009

Trabalhador de baixa renda terá casa própria através de sindicato

Diante da dificuldade do brasileiro em possuir a casa própria alguns sindicatos do Piauí estão buscando alternativas para que os trabalhadores que possuem uma renda baixa tenham a oportunidade em adquirir a casa própria.

A problemática da habitação atinge a grande parte de brasileiros que ganham um salário mínimo. Logo trabalhadores dentro deste quadro ficam à margem do mercado imobiliário legal e o sonho em ter a casa própria fica distante, quando não existem alternativas. Portanto, o Governo Federal vem tentando modificar a situação da habitação no Brasil, criando programas que viabilizam habitação em um preço acessível aqueles com renda baixa.

Aproveitando a oportunidade no Piauí alguns sindicatos tomam a iniciativa e buscam realizar o sonho de trabalhadores de baixa renda em possuir a casa própria. Através do programa Crédito Solidário.

No Piauí o sindicato da categoria hoteleira, Sintshogastropi, está entre os primeiros movimentos sindicais no estado a buscar a iniciativa, e para isso estará realizando no próximo dia 20 e 22 uma reunião com aproximadamente 2 mil trabalhadores que estarão recebendo orientações sobre o cadastramento das casas.

A princípio a categoria irá construir 100 moradias. Ao ser aprovado o cadastro do trabalhador, ele terá mensalidades habitacionais a custo de R$ 100,00. A oportunidade deve atrair milhares de garçons, camareiras, recepcionistas de hotéis, cozinheiras, e toda categoria similar.

A reunião está marcada para às 17 horas no auditório da FETAG, na avenida Frei Serafim, nos dias 20 e 22. Estará presente na reunião representantes da Caixa Econômica Federal e Direção do Sintshogastropi.