6 de julho de 2009

Direito de Resposta: Mágoa de um internauta comerciante parnaibano

O nobre internauta, que se auto intitula Paulo Roberto, em artigo publicado no último dia 22 de junho, no Blog Acesso343, da cidade de Parnaíba, parece-me que quis descarregar todo seu veneno em cima da família Moraes Souza. Sem mencionar motivos plausíveis para tanto ódio, “o comerciante” ataca os Moraes Souza por causa de um site que ele próprio não identifica. Pergunta-se: Será se o tal “Paulo Roberto”, não está sendo um Bedel de algum poderoso encastelado na Prefeitura Municipal de Parnaíba?

Pois bem, começamos pela ordem cronológica. Sobre o Senador Mão Santa. Como você mesmo afirma senhor “Paulo Roberto”, ele foi governador por sete anos e está pontuando seis de senado. Muito bem, ele conquistou esses mandatos, através do voto popular em eleições diretas. Uma boa referência, não é mesmo, meu caro internauta. Pra se conseguir um feito dessa natureza seguidamente, a pessoa deve ter reconhecimento das pessoas que sempre apostam naqueles que prestam serviços em prol do povo e do desenvolvimento do Estado.

Continuemos. O Zé Filho, que você diz ter exercido quatro anos de prefeito e mais quatro de deputado estadual, esquecendo, portanto, os mais quatro de vereador em Parnaíba, vem utilizando o mandato de deputado em defesa dos interesses, não só de Parnaíba, mas também dos municípios circunvizinhos. A sua representatividade ultrapassa fronteiras, tanto que é votado também em municípios da região sul do Piauí.

Apenas para clarear sua memória, quando o Zé Filho era prefeito conseguiu para Parnaíba, o antigo Posto Avançado da Polícia Federal (hoje Delegacia de Polícia), essencial para coibir e reprimir os crimes de competência dessa honrosa instituição. Todos sabem que à época, a criminalidade estava se alastrando por todo o Litoral Piauiense, principalmente relacionada ao consumo e tráfico de drogas. Você lembra que a Guarda Civil Municipal, que hoje controla o trânsito da cidade foi instituída pelo Zé Filho.

Para você, não é nada fazer pavimentação poliédrica em centenas de quilômetros quadrados em várias ruas da periferia da cidade? Ampliar os cursos da área de saúde da UESPI? Implantar o Restaurante Popular “Sopa na Mão”? E, olha meu caro “Paulo Roberto”, foi na então gestão do prefeito Zé Filho que a obra de esgotamento sanitário foi iniciada. Porém, apenas com uma diferença da obra atual, pois assim que os serviços de cobertura dos canos eram feitos, imediatamente no local era posto o asfalto. Por isso, não existia a buraqueira de que está hoje na cidade. Você lembre que intempéries da natureza, como chuvas e tempestades sempre existiram?

Como deputado ele é autor, entre outros, de projetos de relevância social, como por exemplo, a instituição da obrigatoriedade do estudo das leis de trânsito nas escolas; o que evita o deslocamento das pessoas de onde residem para prestar concurso público em outras cidades. Enfim, se formos citar as ações propostas na Assembléia Legislativa pelo deputado Zé Filho, o espaço ficaria pequeno, porque queremos mostrar também um pouco daquilo que o presidente da FIEPI e ex-deputado (federal/estadual) Antônio José de Moras Souza realizou em prol do desenvolvimento do estado e do setor produtivo local.

Antônio José de Moraes Souza, meu caro “Paulo Roberto”, conquistou, nada mais nada menos, seis mandatos parlamentares, sendo um na Câmara Federal e cinco na Assembléia Legislativa Estadual. Isto, meu caro “Paulo Roberto”, contando com o reconhecimento de uma grande parte da população do Piauí. Antônio José de Moraes Souza, para conseguir chegar aonde chegou, percorreu todo o Piauí trabalhando incansavelmente vendendo produtos de seus empreendimentos conquistados à custa do trabalho e do suor.

Não foi à toa que conseguiu a presidência da FIEPI e até a vice-presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A FIEPI iniciou as atividades no Piauí timidamente na cidade de Parnaíba. Após a ascensão ao cargo de presidente da entidade, a instituição espalhou-se e cresceu consideravelmente Piauí a afora. Hoje, as entidades que congregam o Sistema FIEPI:SESI/SENAI/IEL, desenvolvem (cada uma na sua missão), ações voltadas para o desenvolvimento do Estado, através da qualificação de mão de obra, da formação profissional, da capacitação técnica e tecnológica, na educação de jovens, adultos e crianças, além da prestação de serviços de atendimento nas áreas de saúde, esporte e lazer. Tudo isso, meu caro “Paulo Roberto”, tem alavancado avanços para a mordenização das indústrias piauienses, hoje fortalecidas com a parceria mantida com a FIEPI.

Portanto, a finalidade desta breve descrição meu caro “Paulo Roberto” teve por objetivo, não desqualificar méritos de ninguém, pois todos sabem que ainda existem pessoas com o sentimento voltado para o bem. Havemos de convir, também, que nos MS como você se referiu no artigo, possa existir algum que tenha contrariado um interesse particular seu ou da pessoa que lhe mandou fazer o destrato das pessoas por você citadas.

Jânio Holanda/Assessor da Fiepi