17 de julho de 2009

Famílias agricultoras participam de capacitação no Norte do Piauí

As Famílias beneficiadas com o Programa P1+2 participam da capacitação em Gestão de Água para Produção de Alimento

As Famílias das comunidades São Luis, Tucuns dos Donatos e Tucuns dos Bragas da região de Pedro II, no Piauí, contempladas com as tecnologias cisterna calçadão do Programa Uma Terra e Duas Águas, da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), participam de uma capacitação em gestão de água para a produção de alimento. O encontro será realizado nos dias 17/18/19 de Julho na Comunidade Tucuns dos Donatos, em Pedro II.

A Capacitação em Gestão de Água para a Produção de Alimento tem como objetivo ensinar as famílias a usar a água de forma racional, sem desperdício, para que a água captada nas Cisternas Calçadão, que tem capacidade para armazenar 52 mil litros, possa durar todo período de estiagem.

O curso também abordará a questão da água na região semi-árida, partindo das várias formas de usos, armazenamento e manejo das águas disponíveis nos sistemas produtivos familiares, com objetivo de mostrar às iniciativas de estocagem para usos múltiplos.

O Programa P1+2 é uma ação da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) desenvolvido na região norte do Piauí pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) em parceria com O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Por Paula Andréa