2 de julho de 2009

O tal Diploma

Não havia me pronunciado ainda sobre o fim da exigência do diploma para jornalistas. Não vi necessidade e a medida não alterou e nem vai alterar nada em minha vida.

Formado que sou, licenciado em ciências, sempre que me perguntavam se eu era formado, dizia que sim. Nunca me perguntavam se era em jornalismo. E sempre escrevi em jornal impresso. Fiz radiojornalismo e por último escrevo também para televisão. Sei que são linguagens diferenciadas.

E sempre li bastante, porque sempre soube que jornalismo é uma atividade intelectual que requer conhecimentos. Tenho passado muito bem, porque cursos e mais cursos de extensão, feitos pela Universidade Federal do Espírito Santo, pela UFPI, promovidos pelo Sindicato dos Jornalistas, sem me colocaram a par das técnicas necessárias para não fazer feito diante daqueles que se achavam os "maiorais", só porque tinham diploma.

E assim vinha vivendo. Agora, ridícula é essa moçada diplomada de Teresina querer fundar uma "ASSOCIAÇÃO DOS JORNALISTA DIPLOMADOS".Sou anos luz mais eu, modéstia às favas...

Bernardo Silva – ProParnaíba