1 de julho de 2009

Parnaíba Recebe 30 Municípios para Seminário de Educação Inclusiva

Educação Inclusiva

Teve início nesta segunda-feira (29) o V seminário Municipal de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito a Diversidade, com programação até a próxima sexta-feira (03), no auditório da Associação Comercial de Parnaíba – ACP, Porto das Barcas. O seminário faz parte do programa do Ministério da Educação e Cultura / Secretaria de Educação Especial, que tem por objetivo garantir o acesso e permanência de todas as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino, bem como disseminar a política de construção de sistemas educacionais inclusivos.

Como município pólo da região norte, Parnaíba recebe a presença de 30 municípios que integram sua área de abrangência: Barras, Batalha, Boa Hora, Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Cabeceiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Campo Largo do Piauí, Capitão de Campos, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Esperantina, Ilha Grande do Piauí, Joaquim Pires, Lagoa Alegre, Lagoa do São Francisco, Lagoa do Barro do Piauí, Luiz Correia, Luzilândia, Miguel Alves, Milton Brandão, Murici dos Portelas, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, Porto, São João da Fronteira e São José do Divino.

Em seu discurso o Secretário de Educação do Município, Alcenor Candeira Filho, ressaltou o que Parnaíba tem envidado para harmonizar o programa desenvolvido na cidade com as diretrizes do Plano Nacional de Educação, comemorando o fato de que ano passado foi aprovado por Lei o Plano Municipal de Educação que premia dispositivos objetivos e estratégicos sobre a educação especial.

O vice-prefeito Florentino Neto, que representou o prefeito José Hamilton, neste ato, agradeceu a presença dos trinta municípios, destacando o que se tem investido na área traduzido num demonstrativo crescente de recursos.“Em 2006 foram investidos 14 milhões em educação,17 milhões em 2007 e 20 milhões em 2008. Se nós percebermos que a receita pública municipal é na ordem de 60 milhões de reais, nós temos aí um volume bem expressivo da receita municipal gastos com educação”, informou o vice-prefeito.

Presenças – Vice prefeito de Parnaíba, Florentino Alves Veras, Secretário de Educação de Parnaíba, Alcenor Rodrigues Candeira Filho, Coord. Programa Educação Inclusiva Direito a Diversidade e Diretora da Educação Especial de Parnaíba – Ivana Maria de Souza Moura, Coord. de Educação Especial do Estado do Piauí – Laurinda Coutinho Furtado, Diretor de Administração Escolar, Dajalma Lacerda, Assistente Social, Alice Vitória e da Fonoaudióloga Isabelle Andrade Sousa.

Por Helder Souza