24 de julho de 2009

Solenidade marca inicio do Festival Nordeste de Futebol de Rua em Parnaiba



Foi aberto oficialmente em Parnaíba, o “II Festival Nordeste de Futebol de rua”. A solenidade aconteceu no auditório da Associação Comercial de Parnaíba (ACP) e reuniu as delegações que participarão do festival, assim como autoridades do município e Estado. Representando o Prefeito José Hamilton, o vice-prefeito Florentino Neto referiu-se ao futebol de rua como “ferramenta de efetiva contribuição para a difusão da educação no Brasil e no mundo, por tratar-se de um jogo que apresenta aos participantes a auto-crítica, convivência pacífica e o distanciamento de práticas prejudiciais ao desenvolvimento da juventude.

O Secretário de Turismo do Piauí, Sílvio Leite representou o governador Wellington Dias e na ocasião parabenizou a realização do evento que une e integra os jovens em Parnaíba através da prática do esporte. A noite de abertura do “II Festival Nordeste de Futebol de rua” também foi marcada por intervenções artísticas do grupo Cabaça Produções, que apresentaram com muito humor, o futebol de rua aos presentes e deram boas vindas aos participantes do evento. Outro ponto de destaque da noite foi a realização do primeiro “bate-bola”, espécie de conversa aberta com o público sobre o futebol de rua e sobre o evento em geral. Mediaram este primeiro momento Ciro Santos, representante do “Instituto Formação” (MA), Luciana Ruiz, da “Fundação para o desarrolho na América do Sul” e coordenadora regional do “Festival Street Football World” na América do Sul e João Marcelo, da Rede Nordeste de Futebol de Rua.

As delegações que participam do Festival percorreram em caminhada na sexta-feira (24) as principais ruas de Parnaíba com destino a Praça de Eventos Mandu Ladino, local de chegada e palco para o primeiro dia de atividades. Um dos incentivadores do evento, o vice-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, juntamente com os representantes das entidades organizadoras do festival também participaram da caminhada.

O II Festival Nordeste de Futebol de Rua, trata-se de um jeito diferente de fazer esporte com três tempos de jogo, ausência de arbitro, os próprios jogadores estabelecem as regras que vão desde a perda de pontos ao pagamento de tarefas como punição por desobedecer as regras combinadas. As equipes de jogadores são mistas homens e mulheres ao mesmo tempo,; se somam pontos além de gols, com jogo limpo. Objetivo principal do Futebol Rua é fortalecer vínculos de cooperação entre organizadores por meio do esporte educativo contribuindo para o desenvolvimento dos territórios com ações direcionadas ao jovens. Ainda no dia hoje serão realizadas atividades na escola Roland Jacob, das 14:30h às 18h

Secom
Fotos: Wanderlei Portela