Um Grupo de alunos da Escola Estadual Tertuliano Solon Brandão levou arte, cultura e lazer no último fim de semana para a comunidade Torre em Pedro II, Piauí. O encontro foi promovido pelo grupo Trilhas do Abaré e Fundação Grande de Pedro II através do Projeto Educarte que tem a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A aula passeio teve como objetivo promover uma vivência entre os alunos e a comunidade, aliando a isso a indispensável participação dela em ações voltadas a preservação e conservação do Sítio Arqueológico da Torre, já que a comunidade também faz parte deste patrimônio.
Franklin Dane de Oliveira membro da Fundação Grande Pedro II ministrou a palestra “Educação Patrimonial Cultural e Arte” que destacou a importância do sítio, sua preservação e seu valor histórico, turístico e cultural.
O encontro também teve como foco as crianças que, alem de participarem de uma visitação, acompanhadas por um guia voluntário da ACONTUR, desenvolveram junto aos alunos do Sólon Brandão atividades artísticas e culturais de valorização do sítio arqueológico.
Os alunos apresentaram também um seminário sobre higiene bucal e distribuíram kits para as crianças. Outro momento importante foi as atividades relacionadas à reciclagem e o artesanato. “O resultado dessas atividades ficarão expostos na única escola da comunidade, na tentativa de criar uma ligação cada vez maior entre sítio e comunidade de entorno”. Explica a professora Rakel Soares que participou da ação.
Para a Professora Emanuelle Timóteo, o encontro foi um momento de socialização, de esclarecimento e conscientização à medida que desperta o interesse da comunidade, que se mostrou bastante receptiva. Segundo ela, houve uma interação rápida entre os jovens e a comunidade, uma troca de experiências mútuas “a maioria dessas pessoas mesmo morando aqui não conhece o sítio e não sabem sua importância, esse foi um dia de descoberta para todos”, disse.
Por Paula Andréa
Fotos: Paula Andréa