26 de agosto de 2009

Baleia encalha e morre no litoral na divisa do Piauí com Ceará

Uma baleia adulta da espécie Jubarte, medindo aproximadamente dez metros e pesando cerca de 25 toneladas, encalhou na praia do município de Bitupitá, próximo a cidade Cajueiro da Praia, na divisa do litoral do Piauí com o Ceará.. A descoberta do mamífero chamou a atenção de todos na região. Os moradores encontraram a baleia e acionaram os fiscais do IBAMA na cidade de Parnaíba, na tentativa de salvar o animal. Mas a baleia não resistiu e na madrugada desta quarta-feira (26) morreu.

O problema enfrentado agora na localidade é que um dos pescadores que teria comido a carne da baleia, e agora apresenta sério problemas de saúde. O pescador que não teve o seu nome revelado pelo IBAMA corre risco de morte. Ele está internado no hospital de Bitupitá.

Na mesma localidade, o Ibama também conseguiu detectar um outro mamífero que encalhou nas mesmas imediações do litoral, sendo este um filhote de baleia da especie Cachalote. Como os fiscais já estavam na redondeza, tiveram tempo e salvaram o bicho.

Os técnicos do IBAMA estão na região e devem retornar a Parnaíba somente na próxima sexta-feira (28).

Por Francisco Brandão e Patrícia Costa
Fotos: CNA/PI/ICMBio