19 de agosto de 2009

Escritor angolano lança filme no FestLuso 2009

De 23 a 29 de agosto Teresina sediará pela segunda vez o Festival de Teatro Lusófono – FestLuso. O evento, realizado pelo Grupo Harém de Teatro, trará a cidade grandes nomes do teatro de língua portuguesa, dentre criadores, produtores, práticos e investigadores da área. São profissionais de Moçambique, Angola, Brasil, Portugal e Cabo Verde. Um deles é o autor e cineasta angolano Ondjaki, que ministrará palestra sobre seu primeiro trabalho adaptado para o teatro: O morto, os vivos e o peixe frito.

O escritor nasceu em Luanda, em 1977 e é membro da União dos Escritores Angolanos e da Associação Protetora do Anonimato dos Gambozinos. Prosador e poeta, em 2006 realizou o documentário sobre a sua terra natal Oxalá cresçam Pitangas – histórias de Luanda, que será lançado durante o FestLuso. Além disso, Ondjaki teve alguns de seus livros traduzidos para o francês, espanhol, italiano, inglês, alemão, sérvio e sueco.

Comprovando seu talento e competência, o escritor ganhou muitos prêmios através de sua atividade: Menção Honrosa no prêmio António Jacinto (Angola, 2000); Prêmio Sagrada Esperança (Angola, 2004;) Prêmio António Paulouro (Portugal, 2005); Finalista do prêmio Portugal TELECOM (Brasil, 2007 e 2008); Grande Prêmio APE (Portugal, 2007) e Young Writer, na Grinzane for Africa Prize (Itália 2008).

Para assistir a palestra, os interessados devem se dirigir à sede do Grupo Harém de Teatro, onde poderão inscrever-se gratuitamente. Ela acontecerá dia 24 de agosto, às 10h, na Sala Torquato Neto, no Clube dos Diários.Informações: (86) 3223-2325.

Por Mayara Sousa