Fenando Gomes diz que os trabalhadores da empresa que coleta o lixo em Parnaíba estão atrapalhando os catadores de lixo da cidade.
O vereador Fernando Gomes, do PT, fez uma denúncia contra a empresa responsável pela coleta e transporte do lixo domiciliar na cidade de Parnaíba. O oficio citando as irregularidades foram entregues nas mãos do vice-prefeito Florentino Neto.
Segundo o vereador petista, os funcionários da empresa Santos e Néri Ltda, que faz a coleta dos resíduos sólidos de Parnaíba, estão causando prejuízos para os membros da Associação de Catadores de Lixo de Parnaíba. É que os garis, “no trajeto da cidade ao aterro controlado separam os materiais recicláveis de melhor qualidade e vendem à atravessadores” dificultando o trabalho dos catadores que “disputam a insalubre atividade de cata do lixo residencial”, diz o Fernando Gomes.
A Associação dos Catadores de Lixo de Parnaíba possuem mais de 60 membros.
Fernando Gomes informou que os garis pegam o “lixo de boa qualidade” e colocam em sacos e separam no caminhão. Quando o caminhão da empresa chega ao aterro sanitário é jogado apenas o lixo, considerado, sem muita facilidade de comercialização. Os catadores estão tomando prejuízos.
No documento do vereador petista é colocado, também, que no aterro controlado ainda há uma forte presença de crianças. E lembra que o galpão de triagem de resíduos sólidos ainda está desativado.
A administração municipal já tomou providencias sobre a situação. O responsável pela empresa da coleta do lixo foi informado da situação e determinado que os garis não continuem fazendo essa pré-seleção do lixo e atrapalhando o trabalho dos membros da Associação de Catadores de Lixo de Parnaíba.
Confira outras imagens do trabalho dos catadores de lixo no aterro sanitário: