13 de agosto de 2009

O escritor Moacir Scliar e os bastidores da criação literária no primeiro Salipa


Com exemplos de como a imaginação era estimulada na idade média com a forma com a qual as histórias eram contadas, Moacir Scliar falou da memória humana no contexto dos bastidores da criação literária. A importância da família na formação dos leitores foi outro destaque da palestra do médico sanitarista, que também é autor. O prefeito José Hamilton e a primeira dama do município, Valéria Castelo Branco recepcionaram o escritor e o acompanharam em toda a sua fala direcionada para o auditório repleto dos participantes do Salipa. José Hamilton agradeceu, em nome da cidade, por um membro da academia brasileira de letras ter atendido ao convite para participar do primeiro Salão do livro de Parnaíba, o Salipa.

A noite continuou por conta da cantora parnaibana Soraya Castelo Branco que conduziu um verdadeiro espetáculo de música e performance de palco que contagiou a todos os presentes que dançaram com a música original e marcante da artista. O show musical de quinta-feira será com a banda, também parnaibana, Cabesativa.

A oportunidade da realização de um evento literário como o Salipa, destaca Parnaíba no pioneirismo em relação à região norte do Piauí, consolida a cidade como pólo de desenvolvimento humano, por tratar-se da promoção do acesso à leitura, proporcionado pela Prefeitura de Parnaíba em Parceria com a Fundação Quixote e apoio do governo do Estado do Piauí.

Por Romualdo Neves
Fotos: Gilson Brito