19 de agosto de 2009

Segunda etapa da campanha contra a paralisia infantil será intensifica

A Prefeitura de Parnaíba realizará dia 22 de agosto, sábado, a segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil. A meta é atender 95% do total de 13.214 crianças, de zero a cinco anos, do município. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) é montar estratégias focadas para fazer com que todas as áreas de Parnaíba sejam atendidas com a vacinação de todas as crianças, desde os recém-nascidos até os que ainda não completaram cinco anos. Mesmo com a vacinação em dia, a criança deve ser levada a um dos Postos de Saúde da Família (PSF) com o cartão de vacinas para receber as gotinhas contra a poliomielite.

A Sesa preparou mais de cinquenta postos de vacinação distribuídos nos PSFs e em outros postos volantes cadastrados, para que nenhuma criança fique sem a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil. De acordo com Janailda Furtado, enfermeira do setor de imunização da Sesa, crianças com diarréia e vômito não devem tomar a vacina porque a dose será expelida pelo organismo e não fará o efeito esperado. Já as crianças com sintomas de gripe ou febre baixa, podem ser vacinadas normalmente.

Nesta quinta-feira, 20 de agosto, a Sesa realizará um treinamento direcionado para as equipes que deverão trabalhar no “Dia D” da vacinação contra a paralisia infantil, principalmente para os voluntários que participarão no intuito de atingir a meta esperada. O treinamento será às 08h no auditório da Prefeitura Municipal.

Por Romualdo Neves
Foto: Divulgação