A Cáritas Brasileira Regional do Piauí realizará no próximo dia 03 de setembro, a partir das 8h, o seminário “Direitos e Responsabilidades”. O evento que será realizado no Centro Paroquial de Cocal da Estação, irá discutir a situação das famílias atingidas pelo rompimento da barragem Algodões I.
Desde o início das chuvas, a Cáritas vem desenvolvendo um trabalho de atendimento emergencial junto às famílias atingidas pelas enchentes através de campanhas e doações. Segundo Adonias Rodrigues, assessor técnico, a entidade tem procurado mobilizar e organizar as comunidades na perspectiva de minimizar o sofrimento das famílias que tiveram suas vidas tragicamente mudadas em razão das inúmeras perdas.
“Com espírito de luta e solidariedade à essas famílias, a Cáritas propôs a realização desse seminário para organizar e mobilizar as famílias para seus direitos e reconhecimento das responsabilidades acerca da tragédia”, frisou Rodrigues. Para isso, durante a programação está prevista a exposição de dados oficiais da tragédia e o que já foi realizado pelo poder público até o momento. Em um segundo momento será aberta a palavra para as famílias fazerem a exposição de suas reivindicações.
Durante o evento será apresentado também o projeto “Reabilitando Vidas”, uma proposta da Cáritas de apoio para a reconstrução de casas, além de proporcionar assessoria sócio-jurídica e cursos de formação política para as famílias de Barras e Cocal que estão em situação bastante vulnerável.
Confira a programação:
8h
– Chegada e acolhida
8h30
– Apresentação: Cáritas e participantes
9h
– Apresentação da proposta do seminário
9h30
– Mensagem da Igreja
10h
– Exposição dos dados oficiais da tragédia e do que foi realizado até o momento pelo poder público.
10h45
– Intervalo
11h
– Espaço para debate e exposição das reivindicações das famílias atingidas pela barragem.
12h30
– Intervalo
13h30
– Apresentação e discussão do Projeto de reconstrução “Reabilitando Vidas” da Cáritas
14h15
– Proposta e Encaminhamentos – Pactos e compromissos
15h30
– Avaliação/Intervalo
16h
– Encerramento