Foi prorrogado para o dia 15 de outubro o prazo final de inscrição para o Prêmio Nacional de Estatísticas Judiciárias promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ ). Dessa forma, os concorrentes ganharam mais 30 dias para se inscreverem, já que a data anterior terminava em 15 de setembro. O concurso tem como objetivo incentivar a produção de trabalhos estatísticos capazes de medir o desempenho e a produtividade dos órgãos do Judiciário. Os interessados podem se inscrever na página de abertura do portal do CNJ (http://www.cnj.jus.br/), onde estão disponíveis o formulário de inscrição e o regulamento do concurso.
O prêmio será distribuído em três categorias: órgãos judiciários; pesquisadores e jornalistas e outros profissionais de comunicação. Os trabalhos podem ser complementados com anexos em formato de texto, vídeo, apresentação, imagem ou quaisquer outros documentos. Podem participar integrantes do Poder Judiciário, pesquisadores, jornalistas e profissionais de comunicação de todo o país que realizaram projetos que contribuam para que a sociedade entenda melhor o funcionamento da Justiça.
Na categoria Órgãos do Judiciário, serão premiadas com placas de menção honrosa três instituições que utilizem as estatísticas jurídicas para aumentar a eficiência na prestação de serviços à sociedade. Nas outras duas categorias, a premiação é de R$ 15 mil apenas para os primeiros colocados. Pesquisadores podem inscrever monografias e papers que usem as estatísticas jurídicas, em especial os dados do Programa Justiça em Números. Os jornalistas poderão participar com reportagens publicadas em texto, áudio, vídeo ou multimídia.