23 de outubro de 2009

Conselho de Saúde convocará diretor do HEDA para falar sobre o “Caso Elisandra”


Na noite de quarta feira (21/10), foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Parnaíba, localizada na Rua Itaúna, uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde para discutir o caso de negligência médica da senhora Elisandra Silva dos Santos Freire, ocorrido no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA em Parnaíba.

A reunião teve início às 19h30min e contou com a participação de pouco mais de 11 conselheiros, quorum mínimo necessário para abertura e realização da reunião ordinária. A reunião foi aberta pela presidente Silvana que iniciou com os informes, em seguida passou a palavra à senhora Maria de Lourdes Oliveira Souza que fez uma explanação completa do “Caso Elisandra”. No decorrer da reunião foram inscritas algumas pessoas que desejavam se pronunciar.

Após a falação de todos Silvana colocou em votação a proposta de convocar o diretor e médico do HEDA, Eduardo Nogueira para prestar esclarecimentos a respeito do caso. A proposta foi aprovada por unanimidade. O descumprimento da ação acarretará em medidas a serem tomadas pelo Conselho Municipal de Saúde.

Segundo Maria de Lourdes Oliveira Souza cunhada da vítima, essa foi à terceira vez que a reunião era marcada, pois nas duas vezes anteriores, dia 07/10 e 14/10, não foi possível a realização. A primeira foi desmarcada pela presidente através de ligação telefônica para a mesma e a segunda por falta de quorum.

Os familiares de Elisandra Silva dos Santos Freire deram entrada no Ministério Público do Piauí, em um inquérito civil, dia 16 de outubro do corrente ano, através de ofício Nº 126/09, solicitando apuração do caso, para que sejam tomadas medidas legais cabíveis, já que o mesmo conta com fortes indícios de negligência médica e descaso praticado pelo Estado do Piauí, através do HEDA.

Elisandra Silva dos Santos Freire foi a óbito no dia 15/09/09 depois de ter dado entrada no dia 07/09 com uma hemorragia digestiva.

A família acusa o hospital de não respeitar a vida humana nem muito menos prover recursos suficientes, pois o hospital é o mais bem estruturado da região norte do Estado.

As reuniões do Conselho Municipal de Saúde acontecem sempre na primeira quarta-feira de cada mês, às 19 horas no auditório da Prefeitura Municipal de Parnaíba.

Por Gilson Brito e Cinthia Fontenele
Fotos: Gilson Brito