O senador Mão Santa (PMDB-PI) voltou a criticar nessa terça-feira (3) o governador do Piauí, Wellington Dias, e protestou contra a política tributária praticada no estado. Segundo ele, os piauienses pagam mais impostos que o restante do país e o governo estadual não devolve o que arrecada em saúde, segurança e educação.
- Tem hora que o povo está exaurido e tem hora que é preciso ter visão de futuro e inteligência. Lá no Piauí estão querendo matar os pobrezinhos dos comerciantes. É imposto demais - afirmou.
Mão Santa disse que as empresas revendedoras de motocicletas estão atravessando a fronteira e indo para o Maranhão, onde vendem mais, devido à ambição do governo estadual. Ele assinalou que todas as taxas do Detran estão quatro vezes mais caras no Piauí do que no Maranhão.
Outro artifício utilizado pelo governo estadual e condenado por Mão Santa é a contratação de empresas de outros estados para colocar radares - os chamados "pardais" - e multar os motoristas. Segundo ele, quem ganha mesmo com isso são as empresas.
Mão Santa ainda protestou contra a criação do ICMS Complementar. Ele observou que os estados fronteiriços estão crescendo economicamente, enquanto o Piauí está caindo, conforme demonstram as pesquisas. O senador disse que enquanto os comerciantes são abordados com metralhadora, os bandidos estão todos soltos.