23 de novembro de 2009

Vereador Fernando Gomes se fortalece como liderança petista

As eleições internas para o mandato da direção do Partido dos Trabalhadores para o biênio 2010-2011 realizada neste último domingo (22.11) revelou o que se vem observando no cenário político local, o fortalecimento da nova liderança municipal encabeçada pelo vereador Fernando Gomes.

A disputa interna foi travada entre dois grupos que se destacaram pelas candidaturas Roseane Galeno e Lourival Sales apoiados por Fernando Gomes e a de Edivan França, vencedor do pleito, apoiado pelo Vice-prefeito Florentino Veras, vereador Cardoso, Secretário de Meio Ambiente Ribamar Silva, Secretária de Cultura Fátima Carmino, suplentes de vereadores Laércio Nascimento, Maria Antonia, Miguel do Táxi, dentre outros.

Segundo análise política do pleito o grande vencedor na verdade foi a corrente “Articulação pela Base”, da qual faz parte o vereador Fernando Gomes.

Enfrentando a estrutura da grande maioria de caciques do PT, Fernando Gomes ainda viu o desafio de concorrer contra o explícito apoio da Prefeitura Municipal, diga-se de passagem, todos os assessores do vice-prefeito Florentino foram convocados para “trabalhar” pela eleição de Edivan França.

O resultado foi surpreendente: a chapa apoiada pelo vereador Fernando Gomes obteve 38% dos votos válidos. Ele conseguiu também a façanha de transferir aproximadamente a mesma votação para José Eduardo Cardoso, candidato a Presidente nacional e a Rosângela Souza, candidata a Presidente estadual.

Tal performance vai resultar na composição do Diretório Municipal do PT e na formação dos membros da Executiva do Partido. No Diretório são 24 membros e o vereador Fernando Gomes deverá indicar 8 assentos. Na Executiva são 8 membros, dos quais 3 serão nomeados pelo mesmo vereador.

Com esta indicação, Fernando Gomes, encabeçará a corrente mais forte dentro do Partido dos Trabalhadores, pois os outros cargos tanto do Diretório quanto da Executiva serão rateados entre todas as lideranças que apoiaram Edivan França.

Por Gilson Brito
Fotos: Gilson Brito