A cidade de Miguel Alves ganhará em breve interligação asfáltica aos municípios da região. A informação foi dada pelo vice-governador Wilson Martins, durante discurso nesta sexta-feira, 11, feito em solenidade em que recebeu o título de cidadão miguel-alvense. O município vai ficar interligado a União, Porto, Campo Largo do Piauí, Matias Olímpio, Luzilândia, Esperantina e Barras. Todas essas cidades terão comunicação com Teresina via asfalto, conforme projeto do governo do Estado.
O vice-governador falou que Miguel Alves se destaca pela beleza natural e capacidade produtiva, mas que precisa melhorar sua infraestrutura para conquistar os níveis de desenvolvimento que seu povo merece. Contou um pouco da história da cidade, desde a formação do povoado Porto de Lenha, seu antigo nome, no século XVIII, até a instalação definitiva do município em 1912. Lembrou nomes de personalidades ilustres como Simplício Mendes, seu primeiro juiz em 1920.
Lamentou, contudo, que ainda persistam índices perversos no quesito econômico-social. Embora Miguel Alves ocupe a 22ª posição nas estatísticas do PIB (Produto Interno Bruto) piauiense, possui baixa renda per capita. Entretanto, as terras férteis, a coragem de seu povo para a luta e o empenho do governo hão de conduzir o município ao pleno desenvolvimento. Dois terços dos habitantes moram na zona rural.
Wilson Martins elencou obras do governo do Estado e citou, como exemplo, que o programa Luz para Todos, incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do qual é coordenador no Piauí, levou energia elétrica para 110 famílias do município, faltando, ainda, pouco mais de três mil que deverão ser beneficiadas até 2011.
A solenidade realizada na Câmara Municipal de Miguel Alves homenageou, também com títulos de cidadania, o deputado estadual Wilson Brandão, vice-presidente do PSB no Piauí; o motorista Lindomar Barros; a comerciante Alda Ribeiro e o advogado Edson Vieira Araújo. A funcionária pública estadual Maria José Carlos Fontenele recebeu a medalha do Mérito Legislativo Vereador Tácito Torres.
A justificar a proposição, o vereador Edmilson Sousa Moreira, o Edmilson Caboré, disse que todos os homenageados sãos figuras representativas, tem méritos, caráter, dedicação ao trabalho e a Miguel Alves.
A reunião solene contou com a presença de um vasto público que lotou o auditório, de autoridades locais como o prefeito Miguel Borges, o juiz da Comarca, o ex-prefeito Walter Sá Lima, vereadores, comerciantes e populares.