
No dia 20 de janeiro de 2010, compareceu na sede do NAPP o Sr. P. E. B., canadense, preso em Teresina-PI, acompanhado por dois agentes da Penitenciária Irmão Guido. O detento foi encaminhado ao NAPP com a intenção de comunicar-se com sua família que reside no Canadá.
A equipe do NAPP imediatamente entrou em contato com a Embaixada Canadense em Brasília, onde foi orientada sobre como encontrar a família de P. E. B.. Não sendo possível contatar no mesmo dia, a equipe do NAPP marcou o retorno do detendo para o dia seguinte, às 13 horas. Nesse novo encontro a Dra. Fernanda Cibelle, advogada voluntária do NAPP, intermediou com os órgãos envolvidos no caso (Policia Federal, Embaixada Canadense e Penitenciária Irmão Guido).
Finalizadas as mediações telefônicas, a Embaixada Canadense em Brasília conseguiu falar com a irmã do detento, que finalmente, comunicou-se com a família nas dependências do NAPP e explicou com calma o que vinha acontecendo com ele no Brasil.
Segundo a Polícia Federal, P. E. B. vem sendo assistido pela Defensoria Pública Da União, tendo sido preso em flagrante e possui contra si mandado expedido por autoridade judicial canadense.