O Projeto Lutando pelo Futuro, mantido pela Prefeitura de Parnaíba, realiza neste sábado, 28 de março, a Oitava Copa Lutando pelo Futuro de Jiu-jitsu, reunindo mais de 100 atletas, entre eles medalhistas de ouro em diversas competições pelo Brasil. Além de fazer uma demonstração para a comunidade, outro objetivo desta copa é selecionar atletas para representar a cidade de Parnaíba nos campeonatos estadual, nacional e internacional de jiu-jitsu, agendados para este ano. A oitava copa acontecerá a partir das 10 horas da manhã, no Ginásio do Cras do Bairro Mendonça Clark, ao lado do entreposto pesqueiro de Parnaíba, às margens do Rio Igaraçu.
As ações do projeto são todas apoiadas e financiadas pela Prefeitura de Parnaíba, desde que foi criado em maio de 2006, por determinação do prefeito José Hamilton Castelo Branco. “Este projeto do município de Parnaíba já produziu grandes resultados esportivos e sociais”, informa o coordenador e treinador Capitão Heleno de Sousa Maia. Ele refere-se às cerca de duzentas medalhas, a maioria de ouro, conquistadas pelos alunos do projeto em diversas competições pelo Piauí e pelo Brasil, além dos avanços que podem ser demonstrados pelas boas notas registradas nos boletins escolares de todos eles. “Reduzimos a algo próximo de zero a repetência escolar e em mais de 85% o ingresso de jovens das áreas atendidas, no Complexo do Menor”, completou.
Entre os resultados mais recentes, Heleno Maia informou a aprovação de três alunos do projeto de jiu-jitsu em vestibulares de universidades públicas. “Dois dos nossos atletas passaram no vestibular para Engenharia de Pesca, da Universidade Federal do Piauí e outro passou para Sistemas de Informação, da Universidade Estadual do Piauí”, disse. De uma forma geral, Heleno Maia explicou que todos os alunos do projeto têm se tornado exemplos de comportamento social em suas comunidades, escolas e em qualquer lugar que frequentem.
A Oitava copa Lutando pelo Futuro, que acontece neste sábado, a partir de 10 horas da manhã, no Ginásio do Cras Mendonça Clark, é aberta a toda à população.
Por Francisco Carvalho
Foto: Gilson Brito