9 de março de 2010

Encontro estadual discute políticas públicas para o semiárido piauiense

Nos próximos dias 12 e 13 de março, Pedro II será a sede do Encontro Estadual do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, representação da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) no Piauí. O evento tem como objetivo discutir o atual contexto de políticas públicas voltadas para o semiárido e propor estratégias de mobilização social para a efetivação das mesmas. O evento será realizado no Opala Hotel e reunirá as cerca de 20 entidades que compõem o fórum e famílias beneficiadas com as ações.

Dentre os assuntos que serão abordados no encontro estão: análise de conjuntura “Desafios e Perspectivas das Políticas Públicas para o Semiárido Brasileira frente aos movimentos sociais”, com ênfase nas grandes obras, tecnologias sociais e abordagens agroecológicas; apresentação da experiência de criação dos Fóruns Microrregionais de Castelo do Piauí e Piracuruca; redefinição da proposta de gestão do Fórum de Convivência com o Semiárido; planejamento de eventos estaduais.

De acordo com José Maria Saraiva, Coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) na região de Pedro II, o Encontro é a oportunidades dos agricultores e agricultoras, organizações não governamentais, organizações sindicais e comissões debaterem e reafirmarem o compromisso de buscar o desenvolvimento sustentável da região semiárida através da valorização da agricultura familiar, da agroecologia e de todos os mecanismos que garantam vida digna às famílias do semiárido.

Os Programas de Formação e Mobilização Social Para a Convivência com o Semiárido, Um Milhão de Cisterna Rurais e Uma Terra e Duas Águas, tem como objetivo a construção de cisternas para a captação de água de chuva para consumo humano e para a produção de alimento, visa também a utilização sustentável da terra e manejo adequado dos recursos hídricos para produção de alimentos, promovendo segurança alimentar e geração de renda às familias agricultoras do semiárido.

Por Paula Andréa