19 de abril de 2010

Mostra SESC Mandu Ladino começa hoje em Parnaíba

Hoje, 19 de abril, é comemorado no Brasil o Dia do Índio. E em terras piauienses considerado por muitos como um dos grandes líderes indígenas é Mandu ladino, aclamado como herói pela luta contra a opressão de seu povo.

Para rememorar a saga desse importante indígena, começou hoje, em Parnaíba, a Mostra SESC Mandu Ladino que segundo seus organizadores tem como objetivo levar ao público conhecimentos estéticos e históricos acerca do Piauí.

A mostra contará com uma série de atividades: exposição de banners com o resumo do Romance Mandu Ladino; lançamento do livro Mandu Ladino de Anfrísio Lobão; palestras, exibição de filmes, apresentação de dança e teatro.

A Mostra SESC Mandu Ladino prossegue até 30 de abril, no SESC Avenida, localizado na avenida Getúlio Vargas, Centro. Confira a programação do evento:

19/04
9h – Abertura da Exposição Mandu Ladino – Galeria do Sesc Avenida e Recital Mandu Ladino, direção Jesum Messias – Grupo Bicho do Mato

19 a 30/04
8h às 111h e 14h às 17h – Exposição Mandu Ladino com visitas guiadas - Galeria do Sesc Avenida

23/04
9h - Palestra “ A Arte indígena brasileira”, com Solange Costa - Teatro do Sesc Avenida

26 a 29/04
15h – Projeção de filme sobre os índios no Brasil- Teatro do Sesc Avenida

28 e 29/04
15h – Recital Mandu Ladino, direção Jesum Messias – Grupo Bicho do Mato - Teatro do Sesc Avenida

30/04
19h – Palestras: “Mandu Ladino- um herói da História do Piauí”, com Anfrísio Lobão; “História e Literatura” , com o historiador Prof. Idelmar Gomes Cavalcante Júnior (UESPI) - Teatro do Sesc Avenida.

20h – Espetáculo de dança teatro “Tragédia do índio guerreiro que chamavam Mandu Ladino”, texto e roteiro de Benjamim Santos – coreografia de Eugenia Castelo Branco e direção de Ryck Costa, com o grupo Cabaça e Produção - Teatro do Sesc Avenida.

Por Sandrilene Borges