Uma estufa queimada e dois Postos de Saúde não recebem Dentistas, há seis meses. O município também deixou de receber mais de 50 mil reais por que o PSF está irregular.
O vereador de Jatobá do Piauí (184 km ao norte de Teresina) Valderi de Castro denunciou nesta segunda feira, dia 05 de abril, que o Posto de Saúde América Castelo Branco, na localidade Abilheirinha, zona rural do município, está há seis meses sem atendimento odontológico do Programa Saúde Bucal (PSB). O motivo seria uma estufa que queimou e a prefeitura nunca mandou concertar. O vereador diz ainda que a estufa já veio de outro Posto de Saúde que fica na localidade Tanques, também na zona rural, e que a população da região também ficou sem atendimento. “O Médico não consulta por que não existe uma estufa para esterilizar o material de trabalho” disse o vereador.
Valderi disse ainda que o município de Jatobá chegou a perder as duas equipes do PSF (programa Saúde da Família) de agosto a dezembro de 2009, por que não tinha produção ambulatorial nem de Saúde da Família. Segundo o vereador o problema ainda hoje se arrasta por que o médico que atende no município é concursado em Santa Cruz do Piauí e não pode assinar as produções.
De agosto a dezembro de 2009 a cidade ficou sem PSF por falta de produção. “Tem um médico consultando, mas é concursado de outro PSF. Ele apenas presta serviço, mas não assina a produção do PSF por que é irregular” diz o vereador. Valderi diz ainda que de janeiro a março de 2010, Jatobá não recebeu nenhum centavo referente aos R$ 19 mil a que tem direito as duas equipes do PSF. “Jatobá continua inadimplente. Todos os programas estão recebendo os repasses, menos os 19 mil reais do PSF” afirma Valderi.
“É uma vergonha o que acontece hoje em nossa cidade. O Saúde Bucal não funciona, o médico aparece de mês em mês, consulta e as pessoas saem com a receita se abanando por que não tem nem uma dipirona nos postos de saúde de Jatobá. O prefeito até fechou duas farmácia básicas nos Postos da Abilheirinha e dos Tanques” completa o parlamentar.
Campo Maior em Foco