A partir do dia 27 de maio, próxima quinta-feira, a União, os estados, o Distrito Federal e os 272 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes terão que disponibilizar as suas receitas e despesas na internet em tempo real e de forma detalhada, como determina a Lei da Transparência (Lei Complementar 131/09).
As cidades do Piauí que terão que cumprir a lei, serão apenas Teresina e Parnaíba, visto que apenas esses dois municípios têm mais de 100 mil habitantes. No entanto essa norma, que modificou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), prevê para maio de 2011, a inclusão dos municípios que tenham entre 50 mil e 100 mil habitantes e em 2013, todos os municípios com até 50 mil habitantes estarão obrigados a divulgar pela internet suas receitas e gastos. Caso a lei não seja cumprida haverá o bloqueio das transferências voluntárias da União.
Os estados e municípios terão que divulgar dados minuciosos das despesas, como o órgão responsável pelo gasto, a pessoa física ou jurídica beneficiada, o serviço prestado, os contratos e, no caso de licitações, a descrição do procedimento realizado. Quanto à arrecadação, os governos terão que informar o lançamento e o recebimento de todas as receitas, ordinárias e extraordinárias.
Com a Lei da Transparência o cidadão poderá exercer um controle mais eficaz das receitas e dos gastos da administração pública, passo fundamental para combater uma velha prática da corrupção.
Por Sandrilene Borges
25 de maio de 2010
Gastos da Prefeitura de Parnaíba terão que ser disponibilizados na internet
