Na noite de terça-feira, dia 11/04, foi realizada a palestra “Tombamento de Sítio Histórico de Parnaíba e sua abrangência”, promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através do seu escritório em Parnaíba e a Associação Comercial de Parnaíba.
A reunião, que aconteceu no auditório da ACP, contou com presença de políticos, estudantes, empresários, arquitetos, além de alguns secretários municipais e começou às 19h45min com a apresentação de um vídeo do IPHAN, mostrando as potencialidades históricas e arquitetônicas do Piauí. Logo depois houve uma explanação com a arquiteta Andréa Nóbrega Cruz, chefe do escritório técnico do Iphan, em Parnaíba, sobre os procedimentos obrigatórios a serem adotados em áreas tombadas.
Andréa esclareceu, por exemplo, que um prédio tombado pelo IPHAN pode até ser reformado desde que o proprietário do local cumpra as determinações desse instituto, a fim de não prejudicar a estrutura do mesmo.
A reunião prosseguiu com um momento de debate, onde os presentes puderam fazer alguns questionamentos e os primeiros a se pronunciarem foram Inácio, da Construtora Vivenda; Diógenes Meireles, advogado e ex-presidente da OAB de Parnaíba; Reginaldo Júnior, do IHGGP e Francisco Carvalho, Secretário de Comunicação de Parnaíba.
Depois dos esclarecimentos advindos do debate, a reunião foi encerrada e Andréa informou que dia 27/04 haverá uma outra reunião com arquitetos e engenheiros.
Por Iris Maria e Sandrilene Borges
Fotos: Gilson Brito