A Cáritas Brasileira – Regional do Piauí com sua equipe da Diocese de Parnaíba, tem primado nesses últimos 25 anos pela garantia dos direitos das populações vulneráveis e pessoas mais empobrecidas de nossa sociedade. Várias ações e processos de mobilização, de formação, reivindicatórios, de desenvolvimento local sustentável, de participação política e de controle social de políticas públicas vêm sendo desenvolvidos nas comunidades para alcançar esse fim. GARANTIA DE DIREITOS.
Nessa luta temos contado com um leque amplo de parcerias, principalmente a parceria solidária internacional. Boa parte dos recursos com os quais trabalhamos que dão sustentabilidade às ações da REDE CÁRITAS chegam desses acordos solidários internacionais: Rede Cáritas Internacionales e outras entidades afins e também governo de outros países apoiam de forma substancial nossas ações (Suíça, Alemanha, França, Irlanda, Itália, Inglaterra, etc.).
A equipe Cáritas em Parnaíba conta principalmente com o apoio da Irlanda e da Itália, apoio esse que é feito de várias formas, tanto com recursos financeiros como de pessoal e serviços. Hoje a Cáritas de Parnaíba conta com uma parceria com a Itália através da entidade – FOCSIV, que consiste em envio de jovens voluntários que junto com a equipe Cáritas desenvolvem ações nas comunidades em Parnaíba (Vazantinha, Parque Estevão, Santa Isabel, dentre outras).
Essas pessoas voluntárias se doam tanto em relação à vontade de ser uma pessoa entre nós, superando os limites culturais e linguísticos, se esforçando para conviver de forma harmoniosa com nossa cultura, como colocando seus saberes e dons à disposição das comunidades de nossa diocese. Assim acontece na comunidade Parque Estevão, onde realizamos hoje um processo de regularização fundiária que é uma ação do Projeto Advocacia Popular, onde a Cáritas ajuda na organização comunitária prestando assessoria à questão de terra, do associativismo, geração de renda, cooperativismo e promovendo a dignidade para o trabalho.
Por tudo isso queremos aqui repudiar a ação do Secretário de Obras e Defesa Civil Antônio de Pádua Melo, da Prefeitura Municipal de Parnaíba, que no último dia 02 de junho de 2010, expulsou os voluntários italianos Lucca e Aureliano (inclusive chamando a polícia) de uma reunião que trataria do programa Bolsa Família como moradores/as da comunidade Parque Estevão, estes que vem desde janeiro deste ano trabalhando com as famílias da comunidade.
Queremos expor a nossa indignação e nosso veementes repúdios da ação do Senhor secretário, que demostrou abuso de poder, preconceito contra organização de solidariedade internacional e desrespeito com a comunidade local.
Marcos Terto
Coordenador Cáritas - Equipe de Parnaíba.