7 de junho de 2010

ESCLARECIMENTO: Maçonaria não apoia nenhum candidato

Prezado Jornalista,

Cumprimentando-o pela expressiva audiência, faço-me presente para tecer alguns comentários acerca de um fato ocorrido neste final de semana em nossa cidade. Foi divulgado em alguns meios de comunicação que a “Maçonaria Parnaibana” havia “apoiado” um determinado candidato a Governador.

Como Venerável-Mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Fraternidade Parnaibana nº 840, Federada ao Grande Oriente do Brasil, instituição centenária, legítima, regular e reconhecida internacionalmente, Loja MÂE da Maçonaria de Parnaíba, que conta hoje com 104 (Cento e quatro) anos de existência e trabalhos ininterruptos, venho a público com veemência AFIRMAR que NÃO HOUVE APOIO por parte da Fraternidade Parnaibana n840 ou de nenhum de seus membros isoladamente, a QUALQUER pré-candidato às eleições que se avizinham, dentro de seu templo ou dentro de qualquer outro templo Maçônico, de qualquer que seja a Loja. Seguindo esta linha de raciocínio, não nos fazemos presente a nenhuma reunião maçônica que tenha como plano de fundo, a discussão política.

A Maçonaria, como instituição de homens livres e de bons costumes, que prega o progresso, o estudo e a evolução espiritual do homem, crendo firmemente na existência de Deus, a quem denominamos por uma questão de respeito aos povos, de Grande Arquiteto do Universo, PROIBE qualquer discussão de cunho político-partidário dentro de seus templos, seja em reuniões fechadas ou abertas à sociedade. Os Maçons são PROIBIDOS de expressar sua opinião pessoal sobre candidatos ou partidos políticos dentro dos Templos da Maçonaria, sendo INCABÍVEL a defesa ou apoio a qualquer candidato.

A Maçonaria não é afeita a questões político-partidárias, resguardando-se somente a expor idéias em sentido amplo, para o aperfeiçoamento humano, sem JAMAIS citar nenhum candidato em especial.

Vale ressaltar, prezado Jornalista, que em Parnaíba cada Venerável-Mestre representa as decisões de “SUA” Loja, não tendo o mesmo autorização para expressar opiniões em nome da instituição Maçonaria. Em síntese: para que a Maçonaria Parnaibana se pronunciasse, um documento assinado por TODOS os Veneráveis deveria ser escrito e chancelado, e só assim, poderíamos falar que a Maçonaria Parnaibana se pronunciou sobre o que quer que seja.

Os Maçons que seguem os ensinamentos milenares da Ordem, e as lojas que são federadas ao Grande Oriente do Brasil, como é o caso da Fraternidade Parnaibana, NÃO APOIAM NENHUM CANDIDADO A GOVERNADOR ou a qualquer outro cargo público dentro de seus templos, sendo um delito Maçônico tal postura.

Repelimos fortemente a ideia de apoiar, e aqui tratamos o verbo apoiar em sentido amplíssimo, qualquer candidato.

Finalizamos com a certeza de que a sociedade parnaibana pode contar com a Maçonaria, sabendo que a mesma está, como sempre esteve, vigilante.

Atenciosamente,

Sebastião Fortunato Araújo
Venerável-Mestre