24 de junho de 2010

IFPI participa de campanha contra trabalho infantil

Lançamento da campanha foi feito na Praça João Luiz Ferreira

Um evento na Praça João Luiz Ferreira, nesta quinta-feira, 24, marcou o lançamento, no Piauí, da campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil. Servidores e alunos do Instituto Federal do Piauí participaram das atividades, que foram organizadas pelo Fórum de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Estado do Piauí (FETI/PI).

De acordo com Helenice de Oliveira, coordenadora de Projetos Sociais do IFPI, ações como esta são importantes porque ajudam a garantir os direitos fundamentais da criança e do adolescente. “Hoje também fizemos uma panfletagem dentro do Instituto para divulgar a campanha e depois faremos palestras e exposições, junto aos alunos e servidores”, destaca Helenice.

De acordo com a organização da campanha, dentre as ações para combater o trabalho infantil, é necessário instituir programas de geração de renda familiar e profissionalização dos jovens; zelar para que as crianças frequentem regularmente as aulas e proibir o acesso de crianças a lixões e aterros sanitários. Além disso, há recomendações para que não sejam adquiridos produtos ou serviços de crianças.

CAMPANHA - Iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a campanha luta pela erradicação das piores formas de trabalho infantil. Com o apoio da FIFA, o projeto recebeu a adesão de diversos desportistas. No Brasil, o jogador Robinho é o garoto propaganda do projeto.