17 de junho de 2010

Serra em Teresina: Tucano falou pouco mas foi duro com Lula

Com mais de meia hora de atraso, o pré-candidato à presidência da República, José Serra (PSDB), desembarcou no aeroporto de Teresina, capital do Estado. Em uma rápida entrevista coletiva, que durou menos de três minutos, o tucano somente criticou a atuação do governo Lula no Piauí.

O tucano disse que o “potencial enorme” do Piauí é subaproveitado, o que impede o desenvolvimento do Estado. Para exemplificar, citou a capacidade produtiva dos cerrados e do semi-árido e a ausência de projetos de irrigação nas regiões.

“Aqui é um Estado que tem um potencial agrícola imenso no cerrado, no semi-árido, o que precisa é fazer irrigação no semi-árido, que é pouca diante das possibilidades existentes, e expandir a produção de grãos no cerrados”, disse.

Serra tocou também em feridas antigas. Criticou o fato do Piauí não possuir um aeroporto internacional e ser o único estado brasileiro que tem litoral e não conta com um porto. Não poupou nem a ferrovia transnordestina, que, segundo ele, “é apenas um projeto no papel”.

“Falta no Piauí um investimento federal que estruture o desenvolvimento, que abra caminho para o investimento privado, para a geração de mais empregos”, criticou José Serra.

Sobre a candidatura à presidência da República, o pré-candidato do PSDB falou que a “batalha” vai começar e que o povo do Piauí pode considerá-lo “um amigo do Estado”.

Se esquivou

O delegado aposentado da Polícia Federal Onézimo das Graças Sousa afirmou que recebeu ameaça de morte após revelar que havia sido procurado por supostos emissários da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT) para investigar o candidato tucano à Presidência, José Serra, e produzir dossiês sobre ele. Essa informação foi publicada nesta quinta-feira (17) pelo Jornal Folha de São Paulo.

Abordado para falar sobre o assunto, José Serra se esquivou. “Eu não vi o depoimento. Eu não vou comentar porque eu não vi, acabei de descer do avião e isso aconteceu durante a viagem. Eu só vou falar quando eu ver”, justificou.

Recepção

Vários políticos compareceram ao aeroporto Petrônio Portella para recepcionar o presidenciável José Serra. Entre eles estavam o pré-candidato ao governo, Silvio Mendes (PSDB), o presidente do PSDB, Luciano Nunes Filho, o senador Mão Santa, do PSC, os deputados estaduais Antônio Félix (PPS), Edson Ferreira (DEM) e Roncalli Paulo (PSDB), o vereador de Teresina Firmino Filho (PSDB) e o empresário R. Sá Filho, possível candidato a vice de Silvio Mendes.

Serra veio de São Paulo ao Piauí atendendo convite do PSDB e de jovens empresários para participar do 3º Líder Nordeste 2010, evento que acontece hoje à noite no Atlantic City Club, em Teresina.

Portal AZ