16 de julho de 2010

Cabaça Produções aprova seu primeiro edital

O grupo cultural que consiste na mais nova promessa do cenário cultural piauense, deu mais um passo importante na sua profissionalização. A companhia acaba de aprovar seu primeiro edital. O recurso ainda é pequeno, mas segundo o produtor Ryck Costa é um exercício para conquistar grandes projetos que beneficiarão o litoral piauiense.

O Edital foi o “Fundo Jovem em movimento” realizado pela Aliança Mandu (Movimento de Articulação do Norte Piauiense para o Desenvolvimento Sustentável) em que consiste o apoio financeiro à atividades de jovens empreendedores com fundos oriundos da Fundação Kellong. O edital tem por objetivo estimular a organização juvenil. No litoral do Piauí contou na sua edição 2010 com 15 projetos aprovados, entre eles “o cabaça”. O projeto da Cabaça Produções visa legalizar o grupo em pessoa jurídica associativa e na aquisição de equipamentos que possibilitarão ao grupo ministrarem aulas de teatro, dança e artes plásticas, como também um espaço cultural de livre acesso e utilização democrática pra classe artística e publico em geral.

O grupo conta com o apoio direto do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba - IHGGP com a concessão do espaço. Segundo o produtor Ryck Costa, o apoio do IHGGP possibilita o encontro da história e do futuro cultural de Parnaíba abrindo portas pra um local de formulações de pensamento e registros culturais da memória da cidade. E ainda completa, nada disso seria possível sem a série de capacitações que o SEBRAE Piauí vem possibilitando aos artistas, entre eles, o curso em elaboração de projetos, do qual o grupo colhe seu primeiro fruto, em que ratifica a importância da somatória de forças.

A realização das atividades propostas no projeto tem a duração de seis meses para serem executadas mais o grupo antecipa que em agosto desse ano teremos inaugurações, cursos e espetáculos chegando para abrilhantar o público parnaibano. Formação e difusão da cultura agora recebem um reforço ímpar na sua realização. E mais, segundo a diretoria esse é só o primeiro passo concreto de um segundo semestre agitado no cenário turístico cultural do litoral do Piauí.

Ascom Cabaça Produções