Projeto tem como objetivo implantar e consolidar a abordagem da agroecologia nas diferentes modalidades da educação profissional e tecnológica.
O campus de Corrente do Instituto Federal do Piauí terá um núcleo de estudos em agroecologia. O projeto é resultado de parceria, firmada no dia 30 de junho, entre os Ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
De acordo com Renato Sérgio Costa, diretor do Departamento de Ensino Superior do IFPI, há uma grande necessidade de capacitação na área da agroecologia e os núcleos serão responsáveis pela qualificação de diversos profissionais e pelo apoio ao sistema produtivo e conscientização dos produtores e consumidores de alimentos orgânicos. “A matriz curricular dos nossos cursos em Corrente já está ligada a questões como sustentabilidade do meio ambiente, mas o núcleo funcionará como espaço de multiplicação de agentes”, destaca.
No campus Corrente, o valor do projeto é de R$ 31.440,00, os quais serão utilizados na implantação de uma unidade demonstrativa, composta por uma horta associada à produção de compostos orgânicos e captação de água da chuva, utilizando calhas e cisternas para armazenamento. A horta, além de servir aos propósitos pedagógicos e científicos, abastecerá a cantina da instituição.
O núcleo de agroecologia do IFPI estará sob a coordenação do professor Sebastião Nascimento. Também fazem parte do projeto os professores Marcelo Ribeiro, Ivanilda Aguiar, Izabel Ramalho, Silvelena Alves, Luciana Farias, Rogério da Silva, Glairton Cardoso e Ronaldo Cunha.