17 de julho de 2010

Moradores de Caxingó sofrem com falta d'água

Os moradores de Caxingó estão sofrendo com as constantes suspensões do serviço de fornecimento de água na cidade. Este é um problema antigo, contudo, somente nas ultimas semanas tornou-se freqüente abrir as torneiras e não pingar nenhuma gota d’água. Existe na cidade somente uma única caixa que abastece todas as residências, e esta não é suficiente para atender a demanda, uma vez que nos últimos anos aumentou o número de famílias que utilizam estes serviços.

O problema se agrava quando falta energia elétrica, fato comum na cidade. A diretoria que administra o sistema de abastecimento ainda não se pronunciou sobre o caso. O fato é que na ultima eleição para a escolha do novo presidente, do qual pela primeira vez houve dois candidatos na disputa, muito se foi comentado, chegou até a ser pauta dos candidatos como prioridade para os próximos meses.

Todavia o problema continua, de forma mais assídua. E o que fazer?; Por que além desta constante falta d’água nas residências, a grande maioria dos moradores compram baldes com água do poço da localidade jacobina por R$ 2,50, alegando que a água da cidade é imprópria para ao consumo. “Falta de água na cidade infelizmente já é rotina, está horrível - relatou uma moradora da cidade. Os moradores já até associam falta de energia elétrica a falta d’água.

Uma solução viável seria a associação que comanda os serviços de abastecimento d’água na cidade comprar um gerador, assim quando faltar energia dificilmente faltará água. Por que segundo o presidente Deoclides Neris a prioridade seria a construção de uma nova caixa, mas se a instituição não tiver bem economicamente para realizar esta obra, a compra do gerador seria uma solução de emergência.

Por Gilmar Rodrigues