Com um investimento de R$ 42.240,00 em 10 hectares de terra, a Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, que tem à frente o secretário Rubem Martins, implantou mais um campo agrícola do projeto de hortifrutigranjeiro com conjunto de irrigação através do projeto Cinturão Verde, que tem como coordenador o engenheiro agrônomo Jeferson Marinho.
Para a implantação do projeto, a Secretaria busca regiões onde existem famílias carentes e áreas propícias ao plantio, estuda o solo, adquire as terras e fornece insumos, sementes, calcário e demais ferramentas necessárias para o andamento do projeto. Nesse campo implantado em Nazária, o solo no período em que se encontra em estado alagadiço é aproveitado para o plantio de arroz e de maio a dezembro colhe-se até duas safras de feijão e melancia no mesmo hectare, sendo que no campo, além de feijão, arroz e melancia, ainda são plantados milho e macaxeira.
Para reaproveitamento da matéria prima do solo, após a colheita do feijão, as famílias realizam o plantio da melancia, sendo dois ciclos num único solo e toda a produção das famílias é adquirida pelo projeto Compra Direta da SDR. No total, no Piauí já foram implantados 32 projetos do Cinturão Verde I e II, beneficiando mais de 1 mil famílias.
A visita ao campo para fiscalização e acompanhamento foi realizada pelo coordenador, Jeferson Marinho e pelo técnico administrativo do projeto Cinturão Verde José Valério da Silva na manhã desta quinta-feira, dia 12 de agosto. De acordo com o coordenador, o projeto tem por finalidade beneficiar famílias através desse cultivo sustentável.
Campos Dourados
Durante a visita ao município de Nazária, os técnicos também vistoriaram o projeto Campos Dourados que beneficia 36 famílias da região através do plantio de melancia, cheiro verde, pimenta, mamão macaxeira e até bananeiras que funcionam como barreiras de contenção de vento.
A moradora Joana Lima da Silva disse que foi muito boa a implantação do projeto que tem um campo de 2 hectares.
Por Roselandi Sousa