24 de agosto de 2010

Mulheres Mil se reúnem para discutir profissionalização

Mulheres da Vila Cidade Leste, egressas da capacitação do projeto Mulheres Mil, do Ministério de Educação e Cultura (MEC), executado no Piauí pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), se reuniram nesta terça-feira (24) para discutir as possíveis formas de profissionalização do trabalho de corte e costura aprendido durante 1 ano e 10 meses da capacitação.

Dentre as possibilidades avaliadas, estão a criação de uma cooperativa, realização de exposições e até a construção de um galpão para instalação da sede oficial das Mulheres Mil. “Buscaremos o Banco do Nordeste para orientá-las e apoiá-las nessa profissionalização”, explicou a Pró-reitora de extensão do IFPI, profa. Ana Cláudia Xavier.

Enquanto isso, algumas seguem desenvolvendo o trabalho individualmente em suas casas, ou em ateliês, como é o caso de Dona Dalvina, que é contratada do ateliê da prof. Losana, que atuou como voluntária durante o curso, e foi recentemente aprovada em concurso público do IFPI. “Quando comecei o curso eu não sabia fazer nada, agora já ganhei meu troco vendendo patckwork para fazer capa de almofada”, comemorou Dona Maria.

Mulheres Mil – é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), com a Association of Canadian Communit Colleges (ACCC), Agência Canadense de Cooperação Internacional (Cida), Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Rede das Escolas Federais de Educação Tecnológica do Norte e Nordeste (RedeNet). O Mulheres Mil beneficia mulheres de baixa renda nas regiões Norte e Nordeste, historicamente marcadas pelas desigualdades, pobreza regional e dificuldade de acesso ao trabalho e à qualificação profissional. As envolvidas têm aptidões aprimoradas, buscando condições para ingressar no mercado de trabalho e desenvolver atividades empreendedoras de sucesso.

Neste ano de 2010 foi iniciada mais uma turma do Projeto Mulheres Mil, sub-projeto Vestindo a Cidadania, com 24 novas alunas aprovadas para a turma de Modelagem e 24 para a turma de Confecção de Peças Íntimas.