A Organização não Governamental Avaaz.org, uma rede de mobilização global, que entrou na luta pela regulamentação plena da Lei "Ficha Limpa", continua sua campanha, agora ela pede assinatura para a constitucionalidade da Lei. De acordo com o grupo, a lei corre o sério risco de não ser levada adiante, porque candidatos a cargos eletivos deste ano, considerados barrados, estão entrando com recursos no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar sua "constitucionalidade". Caso a Corte decida a favor destes políticos, todos que já foram punidos voltarão ao cenário e seguirão com suas campanhas podendo até mesmo se eleger novamente.
De acordo coma organização, o STF está dividido, alguns juízes defendem a aplicação imediata da Ficha Limpa, mas outros estão dizendo que a lei só deverá valer para 2012. Eles irão julgar a constitucionalidade da Ficha Limpa a qualquer momento.
Em defesa da "Ficha Limpa", o portal procura sensibilizar autoridades e toda a sociedade para que fiquem atentos às intenções de candidatos ao governo e todos aqueles que pleiteiam cargos na administração pública. A ONG pede a assinatura de uma petição ao STF para a validação da lei Ficha Limpa, cujo documento será encaminhado ao Presidente do Supremo em poucos dias.
Assine a petição http://www.avaaz.org/po/ficha_limpa_supremo/?vl
Graças à Ficha Limpa, mais de 242 candidatos notoriamente corruptos foram barrado os das eleições de outubro. Porém, em uma medida desesperada para permanecer no poder, os candidatos banidos estão recorrendo ao STF para julgar a Ficha Limpa inconstitucional, a fim de concorrer nas eleições de outubro.
A Ficha Limpa é uma das leis mais democráticas do país, sendo introduzida e aprovada por um esforço da sociedade civil brasileira sem precedentes. Ela se tornou um símbolo de esperança por um governo livre da corrupção.
Por Paula Andréas
Com informações do Site avaaz.org